*
A verdadeira liberdade é um ato puramente interior, como a verdadeira solidão:
devemos aprender a sentir-nos livres até num cárcere, e a estar sozinhos até no meio da multidão.
(Massimo Bontempelli)
*
Você pronuncia esse vocábulo frequentemente e ainda não apreou para meditar na profundidade de seu conteúdo, na beleza de sua realização, no poder imenso que ele contém, quando a criatura já pode desfrutá-lo no seu verdadeiro sentido.
Ser liberto!... Que felicidade, que paz, que maravilha!...
O homem preconiza a liberdade apenas material, esquecido que muitos encarcerados, sofrendo torturas, podem ser mais libertos do que outros que tem ampla possibilidades de se movimentar mas cuja mente é prisioneira de preconceitos, de tantas futilidades que avassalam o mundo.
Só é livre, só vive em plena liberdade quem já se desvencilhou de todas as peias das ilusões do mundo, das algemas do sentimentalismo, e não é mais atingido pelas contingências da vida.
Liberto é quem respira, anda e se movimenta dentro da chama da incompreensão humana sem se conturbar e ainda podendo ajudar os que o empurraram e tentam massacrá-lo a erguer-se e caminhar, apontando-lhes, generosamente, o roteiro para alcançar a meta.
O que guarda mágoa e ressentimentos, o que não compreende que ainda palmilha a estrada árdua e perigosa da terra e, portanto, como qualquer um, pode tropeçar e derrubar alguém, ainda não pôs o pé no caminho e permanece vagando na estrada, sem bússola e sem cajado.
A bússola da fé que remove montanhas, o cajado da esperança que ampara o que, cansado, tombaria na estrada, não fosse esse apoio, e que de novo levanta-se e prossegue, sem auto-piedade, sem autoflagelação, admitindo que é humano, portanto sujeito a fraquezas.
Não se acomoda com essas fraquezas, com as inferioridades que ainda carrega,mas sabe que não é aconselhável perder tempo em auto-condenar-se, e então procura não reincidir nas faltas.
Se queremos libertar-nos, é melhor passarmos uma esponja no que ficou para trás, aproveitando apenas a lição do ontem para o hoje e para o amanhã.
Rememorar cenas desagradáveis e entregar-se a um estado de morbidez e desligamento da vida que corre e que precisa ser vivida, é acorrentar-se, é deixar-se envolver por forças negativas que conduzirão ao caos.
A liberdade é justamente o desligamento total de tudo que impeça a ascensão.
É manter a mente como uma tela limpa,serena,tranquila, a fim de que possa captar as mensagens, os ensinamentos que virão por certo, com a finalidade de mostrar como se apaga o erro cometido ou a mágoa que persiste em nos atormentar, e deixar em seu lugar,delineado, o roteiro certo para que evitemos novas encruzilhadas.
Que a Paz do Senhor Jesus fique convosco para todo o sempre, para que possais viver em liberdade, e que, trabalhando para vossa libertação, vos aceiteis como ainda sois, lutando, é certo, mas sem revolta contra vós mesmos e contra vossos companheiros de jornada terrena, todos como vós desejosos de Liberdade.
***
Mensagem do Livro Eu Sou o Caminho de Cenyra Pinto
Mensagem do Livro Eu Sou o Caminho de Cenyra Pinto
Volte Sempre
Eu amo sua visita
Fique com Deus
Beijos em seu coração com cheirinho de Jasmim.
Beijos em seu coração com cheirinho de Jasmim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário com carinho.
Eu agradeço a participação.