quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Liberdade

*
A verdadeira liberdade é um ato puramente interior, como a verdadeira solidão:
devemos aprender a sentir-nos livres até num cárcere, e a estar sozinhos até no meio da multidão.
(Massimo Bontempelli)
*
Você pronuncia esse vocábulo frequentemente e ainda não apreou para meditar na profundidade de seu conteúdo, na beleza de sua realização, no poder imenso que ele contém, quando a criatura já pode desfrutá-lo no seu verdadeiro sentido.
Ser liberto!... Que felicidade, que paz, que maravilha!...
O homem preconiza a liberdade apenas material, esquecido que muitos encarcerados, sofrendo torturas, podem ser mais libertos do que outros que tem ampla possibilidades de se movimentar mas cuja mente é prisioneira de preconceitos, de tantas futilidades que avassalam o mundo.
Só é livre, só vive em plena liberdade quem já se desvencilhou de todas as peias das ilusões do mundo, das algemas do sentimentalismo, e não é mais atingido pelas contingências da vida.
Liberto é quem  respira, anda e se movimenta dentro da chama da incompreensão humana sem se conturbar e ainda podendo ajudar os que o empurraram e tentam massacrá-lo a erguer-se e caminhar, apontando-lhes, generosamente, o roteiro para alcançar a meta.
O que guarda mágoa e ressentimentos, o que não compreende que ainda palmilha a estrada árdua e perigosa da terra e, portanto, como qualquer um, pode tropeçar e derrubar alguém, ainda não pôs o pé no caminho e permanece vagando na estrada, sem bússola e sem cajado.
A bússola da fé que remove montanhas, o cajado da esperança que ampara o que, cansado, tombaria na estrada, não fosse esse apoio, e que de novo levanta-se e prossegue, sem auto-piedade, sem autoflagelação, admitindo que é humano, portanto sujeito a fraquezas.
Não se acomoda com essas fraquezas, com as inferioridades que ainda carrega,mas sabe que não é aconselhável perder tempo em auto-condenar-se, e então procura não reincidir nas faltas.
Se queremos libertar-nos, é melhor passarmos uma esponja no que ficou para trás, aproveitando apenas a lição do ontem para o hoje e para o amanhã.
Rememorar cenas desagradáveis e entregar-se a um estado de morbidez e desligamento da vida que corre e que precisa ser vivida, é acorrentar-se, é deixar-se envolver por forças negativas que conduzirão ao caos.
A liberdade é justamente o desligamento total de tudo que impeça a ascensão.
É manter a mente como uma tela limpa,serena,tranquila, a fim de que possa captar as mensagens, os ensinamentos que virão por certo, com a finalidade de mostrar como se apaga o erro cometido ou a mágoa que persiste em nos atormentar, e deixar em seu lugar,delineado, o roteiro certo para que evitemos novas encruzilhadas.
Que a Paz do Senhor Jesus fique convosco para todo o sempre, para que possais viver em liberdade, e que, trabalhando para vossa libertação, vos aceiteis como ainda sois, lutando, é certo, mas sem revolta contra vós mesmos e contra vossos companheiros de jornada terrena, todos como vós desejosos de Liberdade.
***
Mensagem do Livro Eu Sou o Caminho de Cenyra Pinto
Volte Sempre
Eu amo sua visita
Fique com Deus
Beijos em seu coração com cheirinho de Jasmim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com carinho.
Eu agradeço a participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...