domingo, 1 de março de 2015

Grupo de Valsa "Amor Eterno"

*
Pessoas que fazem a diferença são desses seres que nosso mundo precisa urgentemente, pessoas que por mais que as condições digam não a elas, por mais e mais razões que elas tem de muitas vezes serem amarguradas, egoístas... Essas pessoas fazem seus destinos, escrevem suas histórias com tanta leveza e beleza que Deus sorri para elas e diz: Ainda que muitos digam não a vocês eu estou aqui e eu digo sim, vá em frente. Você pode competir com qualquer pessoa e vence-la , mas vencer a si mesmo é o maior desafio que você encontrará em sua trajetória.  Você pode estar onde for e como for, imerso em lugares onde você pensa que ali nada irá brotar, é nesse lugar que nascem idéias que perfumam a vida de muitas pessoas. 
*
Aqui começa a história de uma pessoa que com a dança faz a diferença em sua vida e na vida de muitos jovens, aqui começa a história do "  Grupo de Valsa "Amor Eterno".
*
Se o impulso para a vida estivesse adormecido na alma dos moradores de Cajazeiras, jamais eles veriam a beleza e sutileza que a dança proporciona a seus corações.
*
No ano de 2000 no projeto 'Samp' (Semana de Arte, Música e Poesia), no Colégio Edvaldo Brandão Correia. Os alunos reuniram-se com José Arlindo, conhecido na localidade como Cachorrão, e José Wilson, trazendo a idéia do baile debutante para o projeto da escola, onde existiam outras modalidades, a exemplo do pagode, hip-hop e da dança afro. 
*
No decorrer dos anos, alguns alunos do projeto se empolgaram com a valsa e resolveram criar grupos. Um desses estudantes que foram conquistados pelo ritmo, foi Emanuel Costa, o Mané. Depois de sair de uma festa de 15 anos e ver que muitas pessoas ficaram encantadas pelo balé apresentado, o rapaz teve a sacada de criar o ‘Amor Eterno’, em 2007. Inicialmente, a idéia dele era despertar nos jovens da comunidade a vontade de dançar e conhecer a modalidade, que era desvalorizada e discriminada.
*
*
Ao longo desses sete anos, o grupo passou a ser reconhecido e valorizado pelas apresentações que fazia nas festas, chegando a ser convidado pelo programa Mosaico Baiano, da TV Bahia. Entretanto, o grupo viu a possibilidade de fazer muito mais do que simples apresentações.
*
*
“Um dos momentos que marcaram o grupo foi a visita ao Asilo São Lazaro, localizado na Estrada Velha do Aeroporto. Após a apresentação, tivemos um momento mágico, único e emocionante, no qual ficamos mais próximos dos idosos trocando informações, carinho e atenção. No momento da despedida, alguns idosos nos surpreenderam ao solicitar a nossa permanência no local. Afirmamos que retornaríamos para novas visitas, quando veio uma das idosas com lágrimas nos olhos e muito triste disse-nos: ‘Eu sei que vocês não vão retornar, assim como meu filho que disse que retornaria e já espero há 30 anos’. Com esse desabafo resolvemos sempre realizar ações sociais nos asilos e nos locais mais carentes”, disse Mané, criador do grupo.
*
*
Além da ajuda às instituições carentes, o conjunto luta contra o preconceito aos homossexuais. “Nós temos amigos que são gays e isso me mostrou que é importante mostrar que eles tem valores. No começo, alguns do ‘Amor’ tinham um certo preconceito, mas perceberam que é preciso conviver com as diferenças”, completou Emanuel.
*
*
Para continuar mantendo o sonho de 30 pessoas, número de integrantes no ‘Amor Eterno’, o grupo sobrevive de eventos privados nos quais é cobrada uma taxa que varia de acordo com a quantidade de dançarinos que se apresentam, normalmente são solicitados dez casais e o valor cobrado, neste caso, é de R$ 800 + transporte. Este valor é revertido para manutenção dos figurinos, calçados, acessórios, maquiagens, além do momento social.
*
*
A junção de Amor Eterno & Império
*
O presidente atual do Grupo de Dança Império antes da criação do mesmo era componente do Grupo de Dança Amor Eterno situado em Cajazeiras Onze em setembro de 2013. Depois de participar de vários eventos e festivais de valsa, resolveu dar inicio ao projeto desenvolvido em 2011. 
Em 21 de setembro de 2013 Adilson Santana presidente atual do Grupo de Dança Império começou a executar ações sociais que tem como objetivo ocupar o tempo ocioso dos jovens, promovendo lições de moral e respeito na comunidade de Cajazeiras. No final de 2014 o Grupo de Dança Império passou por problemas internos, o que abalou e prejudicou consideravelmente a estrutura do grupo, na mesma época o Grupo de Dança Amor Eterno também enfrentava problemas internos ao ponto de dar fim ao grupo e marcar sua volta em março de 2015. O presidente do Grupo de Dança Império Adilson Santana presenciando o que ocorria nos dois grupos , entrou em contato com Emanuel Costa o presidente do Grupo de Dança Amor Eterno e propôs a junção dos dois grupos, com o propósito de enfrentarem juntos os problemas e assim se tornarem mais fortes no mundo da Valsa.
*
A semente de fazer a diferença esta dentro de cada um de nós, esperando apenas que comecemos a planta- la, não importa onde seja, importa que façamos ao invés de esperar que os outros façam.
Que todos possam ter esse Grupo de Valsa " Amor Eterno" como um referencial de que quando você sonha você vai longe.
*
Conheço e admiro muito um dos que compõem esse Grupo de Dança que é o Caique Batista
(Conhecido por mim como VBN, o que sempre admirei nele foi a educação, a educação abre muitas portas e tenho certeza que abrirá muitas em sua trajetória.
Desejo de coração que o Grupo de Valsa Amor Eterno construa fortalezas com as pedras que se colocaram em seus caminhos e que em hipótese nenhuma esqueçam que Deus nos deu os sonhos pra sonhar e concretizá-los com a força de nossas almas.
Um grande beijo ao Grupo de Dança Amor Eterno .
*
(Sharmayla Amar)
*
Créditos de texto e imagens:
 Emanuel Costa
Adilson Santana
Talita Sueli

4 comentários:

  1. O grupo de valsa Amor eterno é o melhor grupo pra mim , é uma opinião minha goste quem gostar , já fui assistir ensaios e apresentações do grupo e pra mim nenhum outro chega aos pés ! beijos e abraços a todos do grupo de valsa AMOR ETERNO .. sem sobras de duvidas vocês arrasaaaaam !! ASS: Stephanny

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stephany!
      Grupo de Valsa Amor Eterno é muito mais que um grupo, é uma família tenho certeza.
      Obg por sua visista!
      Bjos!

      Excluir
  2. Uma linda história, dá até vontade de chorar lendo cada palavras , lendo cada passo trilhado por este maravilhoso grupo. Antes de fazer parte desse grupo, ouvia muito falar que o que movia não era apenas a dança ou o amor a dança, e sim outros motivos, mais hoje vejo que o amor, a força, a vontade de vencer fala mais alto que tudo que se possa imaginar nesse grupo.
    Vamos avante Amor Eterno <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carolaine!
      Realmente a história é linda e verdadeira, são dessas histórias que precisamos pra crescer.
      Obg pela visita!
      Bjos!

      Excluir

Deixe seu comentário com carinho.
Eu agradeço a participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...