quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Nossa atuação melhora quando nos sentimos valorizados

*
“Tentemos viver de tal forma que, quando tivermos de morrer, até a dona da casa funerária fique triste.”
(Mark Twain)
*
A educação está quase toda baseada num sistema de correções.
Ou seja, quando alguém não está exercendo direito suas funções, é
criticado para que melhore.
 Chefes, professores e pais raramente se preocupam com a auto-estima dos outros.
O que eles pensam que funciona é endireitar o que está torto, independentemente do sentimento da
pessoa.
Nessa hora, todos se transformam em auditores procurando defeitos para apontar os
erros e se sentir úteis, sem analisar o resultado desse método.
Na verdade, ele não funciona.
 A pessoa que é criticada o tempo todo se coloca numa posição defensiva
e passa a não escutar ninguém.
Muitos chefes se deixam contagiar pelo baixo astral e não enxergam o lado positivo de seus
colaboradores. Muitos pais criticam os filhos sem cessar e não conseguem ver suas virtudes.
Criam, desse modo, um sentimento de que nada vale a pena, de que, não importa o que
eles façam, seus pais ou chefes vão estar sempre insatisfeitos.
No entanto, se desejo valorizar meu funcionário, é minha função ajudá-lo a confiar
mais em si mesmo e fazê-lo notar que ele tem muito valor.
Criticar e destruir é tarefa fácil, pois qualquer ignorante é capaz disso.
Mas para perceber as qualidades de alguém, é preciso ser generoso.
Lembre-se: as pessoas atuam melhor ao se sentir valorizadas.
Portanto, elogie pelo menos uma vez por semana seus colaboradores.
Reforce seu lado positivo, por pior que esteja a situação.
*
Roberto Shinyashiki
(Texto do Livro Soluções em Tempo de Crise)
*
"Se dedicamos nosso tempo em criticar nossos semelhantes, não teremos tempo para amá-lo."
( Autor Desconhecido )
*
Volte Sempre
Eu amo sua visita
Fique com Deus
Beijos em seu coração com cheirinho de Jasmim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário com carinho.
Eu agradeço a participação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...